quarta-feira, 19 de março de 2014

Palavras ditas e não ditas

Machucam
Julgam
Quando expressadas  sem pensar as conseqüências
Que poderão acalentar em seu interlocutor.
Pois não dialogamos sozinhos
E mesmo assim quando fazemos
Transcendemos, já que há uma interlocução entre o eu físico e o  espiritual
Que nos leva a confrontar a vida..
A percebê-la em suas múltiplas possibilidades..
Por outro lado, o prosaico da vida cotidiano...
Torna-se, esse processo, racional, pontual e objetivo.
Quando conversamos com alguém é difícil  mostrar
Um ponto de vista
Uma maneira de se comportar
Uma forma de  enxergar o mundo diferente
Do construído socialmente...
Nesse contexto, parece que as palavras, na sociedade, tem o papel
Estilizar... verdades...
Padrões de felicidade..
Até  mesmo a chave da felicidade , do sucesso...
Sem considerar o outro, seus sonhos
Suas expectativas
Suas “verdades”
As vezes tentamos apagar
Subjugar o outro pelas palavras.
È...
Romper esse ciclo é doloroso...
Acho que vou me recolher....
Vou me isolar um pouco...
Vou me esconder.... de tanta brutalidade
De tanta “verdade”
Do certo
Do políticamente  correto
Que as pessoas tentam-nos impor
De forma outorgada
Impedindo o questionamento a troca
A dialética
Que nos leva a compreensão do outro
Para construímos um processo de socialização
Pautado no respeito
Na harmonia
para construir momentos melhores....
para que interlocutores no momento da enunciação
seja por e-mail
chat
redes sociais...
tornem-se cônscio do papel da linguagem e suas consequências

Nenhum comentário:

Postar um comentário